facebooktwitterlinkedinfacebooktwitterlinkedin

Perante a recuperação económica mundial, as instituições sem fins lucrativos enfrentam uma diminuição do número de apoios públicos a que têm acesso, bem como do montante dos mesmos. Com o intuito de responder às crescentes necessidades de carência material e financeira da sociedade, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) têm sentido uma enorme dificuldade em conciliar este aumento e a diminuição de receitas.

Neste contexto, apoios como o Portugal 2020 (PT2020) e o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) tornam-se nas principais oportunidades de financiamento destas instituições para conseguirem cumprir o seu propósito. Em conjunto, estes dois programas visam, resumidamente, aumentar a eficiência energética e a competitividade, a utilização de energias renováveis para autoconsumo, e a redução da fatura energética.

Portugal 2020

O PT2020 é uma parceria adotada entre Portugal e a Comissão Europeia, onde atuam 5 fundos europeus estruturais e de investimento. Este programa foi desenvolvido com base nos seguintes objetivos:

  • Estímulo à produção de bens e serviços,
  • Reforço do investimento na educação e formação,
  • Reforço da integração das pessoas em risco de pobreza e do combate à exclusão social,
  • Reforço da transição para uma economia com baixas emissões de carbono,
  • Reforço da capacidade de gerar valor acrescentado pelo setor agroflorestal,
  • Apoio ao programa da reforma do Estado.

POSEUR

Para a sustentabilidade e eficiência no uso de recursos foi traçada uma estratégia que alude a uma perspetiva multidimensional e da qual constam os seguintes objetivos, traduzidos em três eixos centrais:

  • Apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono em todos os sectores,
  • Promover a adaptação às alterações climáticas e a gestão e prevenção de riscos,
  • Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos.

Com o apoio de especialistas em eficiência energética, as IPSS podem apresentar uma candidatura completa e consciente ao P2020 e POSEUR, de acordo com as suas necessidades e realidade económica. Esta abordagem ajuda a garantir o financiamento em áreas cruciais tais como nas áreas técnicas, sistemas solares térmicos e fotovoltaicos, e reestruturações das centrais térmicas existentes.

facebooktwitterlinkedinmailfacebooktwitterlinkedinmail