facebooktwitterlinkedinfacebooktwitterlinkedin

Quem usufrui das vantagens que os sistemas de telemetria existentes no mercado oferecem, reconhece bem a sua relevância. A implementação desta tecnologia permite que um elevado número de informações chegue remotamente às empresas. Assim, qualquer desafio tem uma resposta mais eficiente, seja ele operacional ou ao nível de gestão.

Porém, tratar de forma eficaz e com interfaces intuitivos a enorme quantidade de informação que os sistemas de aquisição de dados produzem continuamente, não é um processo fácil. Todas as empresas que diariamente se deparam com escassez de recursos humanos e financeiros, e com a falta de formação daqueles, testemunhará essa dificuldade. Por isso é fundamental maximizar a eficiência dos sistemas, agilizando processos de tratamento e de análise da informação recebida.

Atualmente estão disponíveis no mercado diversas ferramentas de gestão que agregam módulos de Smart Metering e de Systems Management. Apresentam informação em tempo real sobre o funcionamento dos sistemas, analisam e calculam automaticamente indicadores chave, apoiando a tomada de decisões por parte dos gestores. A melhoria da performance e dos resultados finais são notórios, tanto para os clientes, como para a gestão e para a empresa no seu todo.

Independentemente do negócio e da dimensão, as empresas que adotem um sistema de eficiência energética adequado às suas necessidades conseguem obter o retorno do investimento num curto espaço de tempo, beneficiam de uma melhoria de imagem relativamente às práticas ambientais, reduzem os custos com anomalias e otimizam a vida de equipamentos e instalações.

É importante realçar que a seleção do sistema a implementar deve assentar numa análise crítica, por parte dos elementos da empresa, às necessidades e aos objetivos do negócio da organização. Os requisitos devem ser estabelecidos previamente para que a avaliação dos sistemas propostos seja rigorosa.

São várias as empresas que optam por adquirir sistemas sobredimensionados dos quais não tiram partido, pois muitas das funcionalidades disponibilizadas não são utilizadas. Escolher um sistema de eficiência energética que seja customizável e que se adapte à realidade de cada empresa é essencial. Também o acompanhamento personalizado por parte dos especialistas nesta área é uma enorme mais-valia. Selecionar o sistema de eficiência energética certo deve merecer um rigoroso estudo de todas as alternativas existentes no mercado.

facebooktwitterlinkedinmailfacebooktwitterlinkedinmail